
Os gatilhos mentais são técnicas de persuasão que visam aproveitar os padrões de pensamento e comportamento das pessoas para influenciar suas decisões. Aqui estão alguns gatilhos mentais comuns:
Escassez: o gatilho da escassez faz com que as pessoas se sintam atraídas por coisas que são raras ou disponíveis em quantidades limitadas. Por exemplo, oferecer um produto com desconto por tempo limitado pode aumentar as vendas.
Autoridade: o gatilho da autoridade faz com que as pessoas sintam mais confiança em alguém que é visto como uma autoridade no assunto. Por exemplo, usar um especialista em um determinado campo como porta-voz para promover um produto pode aumentar a confiança do público.
Reciprocidade: o gatilho da reciprocidade faz com que as pessoas sintam a necessidade de retribuir algo que receberam. Por exemplo, oferecer um brinde grátis com a compra de um produto pode aumentar as chances de que as pessoas comprem o produto.
Consistência: o gatilho da consistência faz com que as pessoas sintam a necessidade de seguir uma posição ou ação que tomaram anteriormente. Por exemplo, pedir a alguém para assinar uma petição primeiro pode aumentar as chances de que essa pessoa doe dinheiro para a causa posteriormente.
Aprovação social: o gatilho da aprovação social faz com que as pessoas sintam a necessidade de agir de acordo com o que é considerado aceitável pelo grupo. Por exemplo, mostrar imagens de pessoas usando ou apoiando um produto pode aumentar as chances de que outras pessoas comprem o produto.
Este é um tema proveitoso para todo empreendedor aprofundar, hoje ja existem bons livros, vídeos e cursos a respeito, só i de acordo com o ritmo para auxiliar no crescimento do negócio.